Criar um Site Grátis Fantástico
Porque nossas orações não são respondidas

 

O Enigma da Oração Não Respondida

Richard Wurmbrand

"... guardai-vos dos ídolos" (1 Jo 5.21)

Nas prisões comunistas da Romênia, nós podíamos ouvir quando os guardas espancavam e torturavam os outros presos. Ouvíamos os gemidos e os gritos dos que eram torturados no meio da noite. Aqueles prisioneiros oravam a Deus pedindo ajuda, mas as surras continuavam e muitos não resistiam e acabavam morrendo de tanto apanhar. Parecia que as suas orações tinham sido em vão.

Era o enigma das orações não respondidas. Muitos de vocês têm problemas em suas famílias e oram constantemente sobre eles, mas de alguma forma suas orações continuam sem resposta.

Isto vai minando a fé de muitos e alguns acabam desistindo. Desistem de Deus. Por que? É porque o Deus deles era um ídolo. Acreditavam num Deus menino de recado. Muitos de nós crêem assim. Todas as manhãs dizemos a ele: "Querido Deus, bom dia. Por favor, faça isto, faça aquilo, e cuide da minha saúde e da saúde da minha família."

Os que acreditavam num Deus menino de recado tinham um ídolo. E esse ídolo falhou; não deu conta do recado.

Quando Jesus esteve na terra, ele orou com lágrimas: "Pai, se for da tua vontade, afasta de mim este cálice". Mas o cálice não foi afastado. Por fim, Jesus falou: "Seja feita não a minha, mas a tua vontade" (Lc 22.42). Assim como pôde haver uma diferença entre a vontade do Pai e a vontade do seu Filho amado, da mesma forma pode haver uma diferença entre a vontade do Pai e a vontade de Richard Wurmbrand. É a vontade dele que tem de ser cumprida, não a nossa.

Eu e muitos outros sofremos com isto. Quem sabe eu possa ajudar vocês contando a que conclusão chegamos e que luz recebemos.

Na Rússia comunista, nos quartéis da KGB, havia um major chamado Nadionoff. Ele nunca prendeu, investigou, espancou ou torturou alguém.

Se a polícia prendia alguém da igreja subterrânea, eles tentavam obrigá-lo a revelar com quem trabalhava para poderem prender outras pessoas. Na igreja oficial, não havia Escola Dominical para as crianças ¾ os jovens menores de 18 anos não tinham permissão para freqüentar a igreja. Crianças e jovens não deviam aprender nada sobre Deus. O Major Nadionoff era o encarregado de ensinar a eles. Se uma menina ou uma moça se negava a revelar os segredos da igreja, o Major Nadionoff tinha somente uma tarefa. Ele jamais estuprava uma garota; era pior do que isso.

Havia uma jovem batista. Uma jovem frágil, 17 ou 18 anos de idade, que tinha sido presa. Ela não cedeu às torturas. Disseram-lhe que ela seria entregue às mãos de Nadionoff e o que ele iria fazer a ela. Ela nem entendeu o que aquilo significava.

Ela estava só em sua cela, quando a porta se abriu e Nadionoff entrou. Aqueles que o conheceram dizem que ele parecia um gorila, corpulento e muito, muito feio. Ela ficou apavorada só de olhar nos olhos dele. As mãos enormes como as de um açougueiro, aproximou-se dela. Ela podia perceber o prazer estampado em seu rosto, a satisfação que ele antecipava, como ele desejava satisfazer a própria lascívia.

A reação natural de qualquer moça na situação dela seria tentar se defender. Seria natural espremer-se contra a parede, empurrá-lo para longe, dar-lhe pontapés, ou até gritar. Mesmo que não adiantasse nada, seria a reação mais natural. Mas ela não pertencia mais ao natural. Ela pertencia à família de Deus, que tem reações totalmente diferentes.

Ela fez uma coisa surpreendente. Caminhou na direção dele com um sorriso no rosto. Queridos irmãos e irmãs, eu gostaria que vocês pudessem ver o sorriso da igreja subterrânea (a igreja perseguida) ¾ tristeza carregada com um lindo sorriso.

A menina foi na direção do homem de quem ela esperava o pior, com um sorriso no rosto, e lhe falou: "Eu amo muito você."

Ele se deteve estupefato. Ela continuou: "Não se espante. Se você pudesse visitar a nossa igreja, você ia ver quantas garotas bonitas iriam amar você. Não acredite no espelho que você é feio. Isso não é verdade. Você tem um tesouro que não tem preço em seu coração. Você é tão valioso que o Filho de Deus deixou o céu e todo o seu esplendor porque ele ama você. Ele o ama e quer que você vá morar com ele no céu."

Não tenho como repetir cada palavra que ela falou, mas ela levou aquele homem a Cristo. Logo que se converteu, ele foi expulso da polícia que resolveu matá-lo. Eles queriam que parecesse suicídio, e agiram rápido na casa de Nadionoff e fugiram em seguida.

Logo que eles fugiram aconteceu o seguinte: irmãos que tinham ouvido falar da conversão dele foram visitá-lo e o encontraram pendurado pelo pescoço. Cortaram a corda e conseguiram salvar a sua vida. Ele se tornou membro da igreja batista. Que linda história! É preciso existir o lado do mal para que a beleza possa brilhar. Sem aqueles que deram os açoites e sem aqueles que enfiaram os cravos nas mãos e pés de Jesus, a história da sua ressurreição e ascensão, e da nossa salvação não teria acontecido.

Aquela pobre menina orou para não ser entregue nas mãos de Nadionoff. Qualquer um de nós teria orado do mesmo jeito. Se ela não tivesse sido entregue, a salvação de Nadionoff não teria acontecido e, por meio dele, quem sabe de quantos mais.

É isto que aprendemos na prisão: que há propósito no nosso sofrimento e em nossas orações não respondidas. "Seja feita não a minha, mas a tua vontade."

Richard Wurmbrand, fundador da missão "A Voz dos Mártires", passou quatorze anos nas prisões romenas.

Ele é o autor de "Torturado por Amor a Cristo" e outros livros.

Morreu no dia 17 de fevereiro de 2001, com 91 anos de idade.

Este artigo foi reproduzido com permissão do site da ‘Voz dos Mártires":

www.vozmartir.org


Leia tambem

50 MIL ORAÇÕES RESPONDIDAS DE GEORGE MILLER 

PORQUE DEUS PERMITE O SOFRIMENTO

 

Um dia

Fazia teologia em 1988 e as aulas eram bastante estranhas onde os professores mostravam contradições éticas e de textos na Bíblia .. aliado a isso estava enfrentando problemas diversos fui a mata para orar e inquirir a Deus sobre sua justiça em permitir tanto  sofrimento no mundo...


http://1.bp.blogspot.com/_MAueLxpwzlk/TCwMLPYu26I/AAAAAAAAAIE/0bla6AJ_E24/s1600/confuso.jpg


Mas não fui apenas para orar....na verdade fui para brigar, argumentar , deixar Deus sem saida para muitas questões...reuni em minha mente todas as contradições que sabia e fui despejando em oração, em pé, em atitude de desafio a Deus...como o Sr responde as criancinhas na Etiópia, os 6 milhões de judeus queimados, os assassinatos, os estupros, as maldades que Ele vê e permite....não chegava ao ponto de balasfemar como um revoltado com Deus , um Raul Seixas, um ateu,  mas imagino que naquela hora várias das razões que estes usam para ter raiva de Deus, eu apresentava diante dos céus


Não sei se voce já assistiu "Forrest Gump", é o filme que mais gosto, tem uma cena dramática que reflete um pouco da revolta do homem com Deus diante do sofrimento...é a cena de Dan, o capitão sem pernas, revoltado, ingrato até por Forrest tê-lo salvo na guerra, ele brigava com Deus  um dia antes dele fazer as pazes com os céus,  ele briga com Deus no meio de um vento muito forte na  tempestade em alto mar..


Pois bem, quando assisti Forrest Gump, relembrei do que havia me acontecido em 1988 no colegio IAENE-BA.

Desci para discutir com Deus...A mata estava quieta ..mas um vento começou e quanto mais despejava minhas revoltas em oração diretamente a Deus, mais um vento soprava e sacudia as arvores...quando calava..o vento parava...isso se repetiu até que comecei a reparar esta estranha coincidência.



Testei uma vez, depois testei a segunda vez, e quando  percebi que não estava sozinho mas uma força muito estranha estava ali, percebi  que era  Deus que estava no vento da mata

Ajoelhei  com muito medo diante daquela realidade percebida e testada..sempre orei  mas nunca percebi tanto como Deus está presente nas orações como naquele dia...ajoelhei com medo  pois havia sido abusado e sem noção do meu tamnho no pensamento comparado as trilhões de razões de Deus...  era um jovem imaturo e gente sem maturidade é muito sem noção e sem limite....mas mesmo com medo, eu me humilhei e com voz bem diferente e bem  humilde , desta vez apenas solicitei  pedindo a Deus uma resposta


Algo  me fez olhar em volta , ao meu lado,  e avistei uma plantinha que havia sido quebrada e nascida um broto ..era uma planta qualquer, comum

eu nunca gostei ou tive empatia por planta alguma, mas esta planta que inclusive era  feia,  foi uma exceção e por isso fiquei admirado e sem saber porque senti um certo carinho por aquela plantinha

então veio uma voz na mente e me ordenou

QUEBRE ESTA PLANTINHA

eu não quis obedecer

e achei que estava ficando louco

e quis levantar e ir embora

mas parece que a voz interna mandava eu quebrar a planta

e como que insistindo

eu quebrei

e ela não se quebrou, mas ficou esmagada sendo contorcida por mim..e eu me sentia muito mal com isso



Neste momento, me veio um insight de que que a planta representava a cruz de Cristo e que a atitude dele, demonstrava que tudo que Deus pode fazer Ele faz..o máximo..e que eu deveria confiar nele..por mais que não entendesse o que se passava dele permitir o sofrimento no mundo

Depois deste dia a cruz teve um significado a mais para mim, de confiança nEle...


independente das coisas que entendo ou não


Desde séculos que pessoas ficam revoltadas com Deus por causa do sofrimento. Darwin chegou a se rebelar contra a criação dizendo "Deus não pode ter criado criaturas tão terríveis" . O sofrimento, os espinhos, a maldição na terra apenas reforçam a verdade de que o homem es te planeta dado a nós, estão sob a maldição da ausencia de Deus, do pecado, do egoismo, do orgulho de opinião de homens, que em vez de se arrepender dos seus pecados, ainda se revoltam contra Deus. Saibam que a morte e o sofrimento permitidos por Deus e também postos por Deus neste planeta, são as maiores bençãos para nosso coração corrupto, tivéssemos mais saude e vida e seríamos mais arrogantes, mais egoístas, mais apegados as coisas desta terra..Mas Deus mostra o caminho, o caminho é seu sacrificio ao dar seu amado Filho. o que lhe tinha maior valor, em punição no lugar da nossa, ferindo a si mesmo, para que vc vendo ele levantado numa cruz possa saber que foi este o ultimo aviso divino, Deus é um juiz justo e a punição virá aos pecadores e rebeldes, mas quem se rende ao amor de Deus se salvará do juízo, olhem para a cruz e vejam a ameaça divina e seu amor em punir seu filho para que você se arrependa antes que seja tarde demais!


mas alguém perguntaria: "Precisaria de Jesus berber o cálice, não seria isso uma forma muito drástica para se resolver o problema? Se Deus resolvesse os problemas usando sua força não mudaria nossos sentimentos que são a raiz do mal..tudo que pela força é mudado, precisará da  força e  medo para a solução ser mantida...A entrega e punição de seu filho foi pra ver se a gente se toca, observando a justiça divina e não deixar nada impune e seu imenso amor em punir o que mais amava em nosso lugar, para que tal sacrificio gerasse em nós  o desejo voluntario, conquistado pelo amor divino, de  uma mudança interior que permanecerá pela entrega total e confiança total  de forma autonoma, natural  e voluntaria eternamente. 


Que a cruz nos ilumine hoje eternamente. Amém!





 

O sofrimento e um Deus que poderia evitá-lo - Sodré  Gonçalves

 


Lendro e Macos, esse é o tema mais preferido dos ateus, céticos e pessoas que preferem se rebelar com Deus como voces. É o tema mais evitado de quem adora e ama a Deus e é um tema realmente compicado de se conciliar.

 

Nesta manhã ao fazer o culto familiar , quando catávamos de manhã o "Pai nosso http://www.youtube.com/watch?v=7GlxGiryoYM me veio o que talvez seja inicio de uma resposta, como todas , incompleta e infantil como todo pensamento humano a cerca de coisas eternas.

 

Realmente um Deus todo-poderosoe todo-amoroso nunca permitiria tanto sofrimento como nós vemos. É realmente inconcebivel e pessoas das mais éticas que conheci trazem esta dúvida como câncer em suas almas. Muitas se tornam céticas , até Charles Darwin, que fazia teologia e estava no terceiro ano, desenvolveu em parte sua teoria tendo como um dos motivos, essa contradição..porque ao assistir as atrocidades e violencia e seres tão maus na natureza, dizia em carta ao seu amigo Asa Grey " não posso conceber que Deus tenha criado isso".

 

Bom, o que nós cristãos defensores do Deus amor revelado em Cristo podemos responder? Como podemos dar " a razão de nossa fé" e confiança total nEle diante de tantos sofrimentos sob os olhos do Senhor de toda a terra?

 

Em, minha curta e pequena caminhada com Deus, pude aos poucos aprender algumas coisas, pude confiar em Deus quando Ele mesmo me disse (de forma milagrosa e epifãnica manifestando num vento forte que se alternava quando indagava e parava quando parava de questioná-lo) que eu devesse olhar para sua cruz e saber ali de todas as intensões dele para conosco. Aprendi com Ele que muitas ações dEle fluem do seu carater e que seria capaz de criar coisas que Ele sabia que iriam lhe fazer sofrer como sofrer a muitos. mas percebo que isso não basta e dormi nesta noite pedindo mais luz.

 

O mundo foi oferecido a Jesus por Satanás. "tudo isso te darei" dizia Satanás a Cristo ..e já constatei que Deus respeita o direito de satanás, os lugares dele, o direito do diabo de se impor sobre pecadores que não querem arrepender, a terra dada a ele por ocasião em que o lider deste mundo, Adão, a deu ao politico oponente dos ceus que defendia o sistema do mal e do bem coexistentes. (Poeta Profeta John Milton em Paraiso Perdido )..certa vez quando o Espirito Santo me convidou a uma oração por um pecado que eu mesmo havia cometido, respondi em espirito que "depois" iria conversar com Deus..eu quase cometi um desastre quando sob tentação fiquei, prometendo desde este dia, nunca mais deixar para depois confissões de meus pecados para não estar sob direito do diabo.

 

Se a terra não estivesse sob o dominio de satanás ela não seria oferecida a Jesus. Deus respeitou este dominio e resgatou o direito perdido pagando os pecados daqueles que crêem em seu nome, abrindo um caminho de salvação da morte e do dominio do diabo sobre nossas almas e sobre toda a natureza, que apesar de carregar a beleza e o amor do Criador, carrega as consequencias do dominio do mal sobre este planeta.

 

John Buhnay diz : "Não será o diabo, nem os homens deste mundo que conseguirão extinguir a justiça de dentro de ti, ou o amor por ela - apenas a tua própria mão. Só se separa essa justiça de ti pela tua própria actuação. Aquele que sofre em prol de ser justo, ou por um amor completo à justiça interior, não tem como ser tentado a trocar essa justiça por alguma outra coisa, porque o bem-estar do mundo dependem dela

 

http://www.recantodasletras.com.br/discursos/3450100 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. Mateus 13:25-28

 

é por isso que o Pai nosso ensina a pedir "venha o teu reino" que não chegou ainda e que "toda natureza geme e suporta aguardando o dia da redenção" http://www.youtube.com/watch?v=7GlxGiryoYM