Criar uma Loja Virtual Grátis
Em que reino você está? Que domínio te orienta?

Sodr� Gon�alves Jesus Neto Brasil - http://igrejaadventista.no.comunidades.net [friends|userinfo]
Sodr� Gon�alves Jesus Neto Brasil

[ userinfo | livejournal userinfo ]
[ archive | journal archive ]

http://igrejaadventista.no.comunidades.net [Oct. 12th, 2013|01:44 am]
Edit Entry Add to Memories Track This
[ Tags | ]

Em que Reino Você Está?

Sodré Gonçalves

O REINO DA CARNE: A pessoa é guiada pelos seus desejos, necessidades, impulsos e sentimentos, bons e ruins. O que a conduz é sua personalidade, sua herança genética, ela pode ser guiada por graus de consciência, educação, algum toque do Espirito Santo algumas vezes também, mas em via de regra geral é a carne, suas necessidades pessoais ou familiares, seu instinto de sobrevivência, é seu ego, é seus desejos e sua personalidade que a guiam. Uma mãe pode ser louvada por amar seu filho e protegê-lo, e enfrentar tudo e todos por ele, mas se ela o mima, é escrava de seus caprichos, e o protege injustamente, é sinal que seu amor é apenas un instinto maternal, como se vê na natureza. Um pastor ou sacerdote (padre) se ele defende mais seu salario e sua sobrevivencia na sua respectiva instituição, e não a verdade em Cristo, não passa de um animal defendendo seu pão de cada dia. Da mesma forma um líder de igreja que age politicamente correto para ser bem visto pelos demais , evitando o oprobrio deCristo, evitando falar a verdade, não passa de um ser carnal, por mais louvado que a sociedade religiosa o considere. È necessário permitir que Cristo pelo Espírito Santo, nos domine, que seu reino aconteça, para vivermos dominados além do reino da carne!

REINO DA LEI: A pessoa é guida por normas, regras de um bom viver, ciência de um bom viver, leis, praxes. Sua consciencia é guiada pelas informações éticas,sejam religiosas, politicas, e de educação. Não raras vezes a pessoa está perdida achando que está salva por ser certinha, rígida, moralista, mas está cega, está nas trevas como os fariseuslegalistas e moralistas, vive coando mosquitos e seguindo regrinhas de não comer, dar dizimos, frequentar os cultos, estudar isso e aquilo, guardar o sábado de por do sol a por do sol, mas engole camelos, deixando de ser bondosos, misericordiosos e justos, sua cegueira quanto a justiça não é clara para ele, porque suas referencias são letras, leis, interpretações humanas e racionais delas, e não o espirito das leis e a iluminação santa. Sua referencia é seu entendimento, suas razões, suas interpretações, seus lideres, sua profeta, não é nascido de novo e suas convicções não nascem de uma verdadeira comunhão com Deus da luz e de todo verdadeiro entendimento.

REINO DA GRAÇA: É quando a pessoa nasce de novo e lhe é revelada o imenso amor de Deus por ela, o ilimitado amor que foi capaz até de esmagar seu Filho ("Ao Senhor agradou moê-lo fazendo-o enfermar" Isaías 53) e o Filho deixar-se esmagar pela ira justa contra o pecado quando se fez pecado por nós, para nos dar sua JUSTIÇA, e para sermos aceitos no colo de Deus como santos, em comunhão, e sermos guiados e DOMINADOS pelo Espírito Santo a cada momento vivendo um novo e vivo caminho que é sua nova aliança, amando inimigos, perdoando , tendo misericórdia, agindo de forma surpreendente como Jesus, sendo justo e honesto principalmente porque o Espírito Santo a ilumina, onde suas leis em seu sentido mais profundo e seus ensinos do sermão do monte , suas vontades, seu exemplo de vida (o de Deus revelado em seu único Filho Jesus) , desde as coisas mais importantes, até as que menos recebeu atenção dEle, são ordenadas criteriosamente em nosso viver, pois sua pessoa, seu caráter, é inscrito em nosso coração e a pessoa de Cristo, pelo Deus Espírito Santo, vive conosco!

A graça revela muito mais o caráter de Deus que a lei. O sermão da montanha ao estabelecer os ensinos superiores de Jesus sobre os ensinos dos antigos e de Moisés, abre caminho para compreensão de que para sermos filhos de Deus teremos que amar muito mais que ser justos, ter misericordia mais que ter honestidade. Nunca exigir justiça dos outros, mas nunca deixar de oferecê-la para mais , alem dela, alem da milha, alem do deixar ferir a face...aí começa a revelação maior do que Deus é do que Deus quer que exista em seus filhos.

A graça é revelada/profetizada sobretudo nas leis cerimoniais dos sacrificios, revelada no propiciatorio que fica entre a luz do shekinah e a arca da aliança...toda lei antiga é importante apenas como sombra das coisas que havia de vir..sombra da graça, sombra da moral divina revelada em Cristo...as "justiças das leis civis' também são sombra das leis civis de misericordia que devem reger os crentes sob o NT.

Cancelando lei do talião "de dente por dente e olho por olho", por dar a outra face, andar duas milhas e não pelejar pelo que é seu direito, vemos como a graça substitui a justiça da lei. Se antes deveriamos nos restringir pela lei de vingar um dente por apenas outro dente, e não uma cabeça, na graça e sob os ensinos de Cristo, devemos perdoar e carregar o prejuizo do dente oferecendo amor a quem nos feriu. Desta forma, as leis antigas espelhavam apenas uma sombra do carater de Deus, que somente em Cristo, por sua vida, seus exemplos e ensinos, pode ser então revelado.

A revelação é progressiva e dá um salto imenso entre VT e NT. De aio a Cristo, de tutor ao Filho, de Hagar ilegítima a Sarah Legítima, de guia da letra a guia do Espírito....resgatando e dando continuidade apenas aquilo que a isso antecipava nas inspirações do VT. http://igrejaadventista.rede.comunidades.net/